Andar a pé, Caminhar, ir .... não ficar!

Algumas das coisas que se vão vivendo...

domingo, agosto 05, 2012

Levada de Água: Branda da Suengas - Avelar

Foi uma aventura engraçada!

Depois de mais uma bela conversa com o Sr. Joaquim de Carvalheda, lá se foi tentar encontrar o início da dita levada de água. A levada inicia-se nas misturas de águas que vertem para o Arroio, mesmo aos pés dos três Bicos e termina numa enorme represa. O dito açude "é já ali mesmo em cima", segundo o Sr. Joaquim.

Esta levada (forma que os locais inventaram para conduzir águas da montanha para a rega dos campos junto ao lugar), já muito deteriorada (já tinha feito parte e estava em pleno estado de conservação), tem uma distância de cerca de 2200 metros, sempre a meia encosta na margem esquerda do Ribeiro do Arroio, afluente do Ramiscal.

No verão  as águas são conduzidas para a represa...daí para os campos de Avelar, ainda muito distantes, são conduzidas em rego aberto, segundo as regras comunitárias de uso de água.

O vale é imponente, sempre observado pelo majestoso altar dos três Bicos. O percurso total foi curto mas riquíssimo...a Cruz na pedra, o Fojo da Cabrita (não conheço outro do género), a quase ignorada Branda da Suengas, para uns pertença de Avelar, para outros pertença da Lombadinha, o açude, o enorme rebanho, os garranos, as cachenas, as muitas rapinas, os sardões, os pêtos, as flores, ....

Mas também se viram coisas muito más...os trilhos inventados pelos "garranos" sem cascos, as cores horríveis das tintas das enormes "setas" (vermelha, verde florescente, amarela) para que esses "cavalos" não se percam...enfim! Já não chegam as marcações dos percursos pedestres.....

Dos escritórios de Braga estas autênticas obras de (anti-)arte não são visiveis....e os ditos "fiscais" do PNPG só de jipe é que aparecem...logo, estão perdoados...eu é que estou mal, reconheço!

E cobram eles por quem por estes lados apenas caminha....tantas ervinhas que pisamos...e tanto barulho que fazemos que espantam as aves todas....como a televisão também não tem nível para aqui passar, as Quercus e os "minutos verdes" ficam a dormir....que pequeninos somos!

Isto tudo no único Parque Nacional que gostamos de dizer que temos!

Bom...apareçam por lá....merece ser visto e sentido! Mas vão a pé...caminhem! Até breve.

Já me esquecia....na Branda da Suenca lá ficou mais um geocache...o Muamba...pois antes de o colocar comi uma bela Muamba de frango que a minha amiga MC me havia oferecido no nosso último jantar. Bem hajas MC...que bem me soube! Dedico-te este geocache!

Percurso
Perfil da Caminhada


Estes são verdadeiros cavalos...não necessitam de setas horríveis...

Fojo da Cabrita....conhecem outro igual?

O dito Geocache
A dita represa...outra obra de arte!

Vale do rio Ramiscal...ao fundo, à direita, o imponente altar dos três Bicos
Isto sim...uma obra de arte...
Isto não....uma autêntica obra de (anti-)arte...no mínimo ridículo!